segunda-feira, 25 de março de 2013

E se hoje fosse assim?

Há quem diga que exercícios de matemática (talvez até mesmo a própria matemática) não façam muito sentido...

Isso é por que não viram como eram as provas em 1800 e bolinha.

Com a contribuição do amigo Fred. 

(do livro) ÁLGEBRA ELEMENTAR
(do autor e matemático português) JOSÉ ADELINO SERRASQUEIRO

Ano 1896 

Para alunos do antigo 2º ano ginasial (equivalente a 6ª série do 1º grau de hoje) COLÉGIO PERNAMBUCANO (estadual) e LICEU PERNAMBUCANO (público) Prof. LUIZ RIBEIRO

1. Tenho duas vezes a idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens; e, quando tiveres a idade que eu tenho teremos ambos, juntamente, 63 anos. Quantos anos tenho?

2. Um bambu que tem 10,0 m. de altura está quebrado a uma certa altura; e quando a parte superior se inclina para a terra e toca, o seu vértice fica a 5,0 m. do pé. A que altura está o bambu quebrado?

3. Uma mulher tem galinhas e coelhos, ao todo 14 cabeças e 38 pés. Qual o número de galinhas e qual o número de coelhos?

4. Um homem e uma mulher beberam um pipo de vinho em 12 dias. Quando o homem está ausente, a mulher tem vinho para 30 dias. Quantos dias gastará o homem sozinho para beber o pipo de vinho?

(...)

6. Um tijolo pesa 1 kg e meio tijolo. Quanto pesa tijolo e meio?

A OBM que se cuide !!!

9. Um número é composto de 4 algarismos, cuja soma é 25. E mais: que o algarismo das dezenas é igual a soma dos algarismos da milhar mais o da centena; e que, duas vezes o algarismo das dezenas é igual a soma do algarismo da unidade mais o da centena. Quando se soma ao número, 8082, obtém-se o mesmo invertido. Qual esse número?

Nenhum comentário:

Postar um comentário