terça-feira, 24 de março de 2009

Incomensuráveis - Grandezas incomensuráveis e números irracionais – RPM 05

Espaço para os alunos do S1 (1º ano) publicarem sobre os números irracionais. Vamos buscar a definição de irracionais em diferentes livros do Ensino Médio (postar nos comentários) e criticar tendo como base a análise feita no site Sómatemática: http://www.somatematica.com.br/forumsm/viewtopic.php?t=19942&sid=f4fa0be9c1daa5bb0db1e63d9488fe62

Em seguida vamos ler um pouco mais nos textos (críticas) da análise de textos dos livros de Ensino Médio feita pelo grupo de professores do IMPA- SP: http://www.ensinomedio.impa.br/materiais/analise_de_text/index.htm

10 comentários:

  1. O número irracional é aquele que não admite a representação em forma de fração (contrário dos números racionais) e também quando escrito na forma de decimal ele é um número infinito e não periódico.

    Exemplo

    • 0,232355525447... é infinito e não é dízima periódica (pois os algarismos depois da vírgula não repetem periodicamente), então é irracional.

    • 2,102030569... não admite representação fracionária, pois não é dízima periódica.

    • Se calcularmos em uma calculadora veremos que √2 , √3 , π são valores que representam números irracionais.

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago, bons exemplos.

    Vejamos, quer dizer que seria absurdo medir a diagonal de um quadrado (enfim uma medida qualquer) com uma representação de infinitas casas depois da vírgula?

    Por exemplo: um triângulo retângulo é a representação de uma "tesoura' do telhado de uma casa. A estrutura tem como "pé direito" (viga que indica a distância do chão ao teto) 6 metros e a medida do pé direito até a ponta do telhado é 12 metros, qual é a medida da viga que liga esses dois extremos?

    Comentem...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pois bem,

    Esse valor não é Ireal... No exemplo que citei, os catetos são 6m e 12m, sendo que a hipotenusa (que em grego é "o que se estende embaixo") é 6 raíz de cinco, ou aproximadamente 13,41. Ou seja na real vamos precisar de uma viga de uns 13,5m.

    E tem mais: se for comprar a viga, encontra-se dísponível nas madeireiras vigas de até 7 metros, ou seja, o problema seria como fazer uma viga de madeira com 13,5? Será que duas com emendas parafusadas servem?

    Isso é Real....

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Thiago... aqueles comentários que postar NÃO APAGUE. Se vc achou errado, não tem problema, vamos discutindo e arrumando. Suas contribuições são muito importantes para todos. Se vc apaga, quem ve depois não entende o contexto da conversa...

    Abs

    Roberto

    ResponderExcluir
  9. É... eu não entendi o contexto

    ResponderExcluir